Dúvidas

Alguns medicamentos interferem, portanto, é muito importante informar ao laboratório, no momento do cadastro, os medicamentos que você faz uso contínuo ou se fez algum uso eventual nas últimas 24h. Por exemplo, anti-inflamatórios, interferem nos testes de coagulação do sangue, normalmente solicitados em exames pré-operatórios. Caso um deles interfira, você terá que conversar com o seu médico sobre a possibilidade de suspendê-lo por alguns dias, jamais suspenda um medicamento por conta própria.

Sim, vitaminas também podem interferir nos resultados de alguns exames laboratoriais, e não somente nas dosagens de vitaminas no organismo, alguns alteram resultados de exames que você nem poderia imaginar. Por exemplo, a vitamina E interfere nos resultados de testes de agregação plaquetária e a vitamina C altera o resultado de creatinina e muitas outras substâncias.

Sim, interfere nos resultados de alguns exames como agregação plaquetária e a curva glicêmica. Nesses casos, não fume no dia do exame.

Ocorre formação de um hematoma, semelhante a um local roxo quando você bate uma parte do corpo em alguma coisa dura. Isso de deve ao extravasamento de sangue para fora da veia em baixo da pele. Para evitar, basta fazer pressão sobre o local por alguns minutos após a coleta. Embora possa acontecer com qualquer um há pessoas mais susceptíveis à ocorrência desse hematoma como: pessoas com veias finas, delicadas, com pressão elevada e paciente que usam medicamentos que alteram a coagulação.

Sim, muitas vezes os exames são solicitados exatamente para o acompanhamento dos sintomas da gripe e do estado febril. Em casos mais específicos o estado do paciente pode provocar alterações nos exames que buscam avaliar aspectos imunológicos e metabólicos, nesses casos seu médico indicará se você deve aguardar para fazer o exame ou saberá interpretar que o resultado alterado se deve ao seu estado no momento do exame.

Na maioria dos exames não, mas em alguns como hormônios e algumas proteínas sanguíneas sim. É importante que seu médico conheça o período do seu ciclo menstrual. Já o fluxo menstrual influencia no exame de urina pois podem aparecer hemácias na urina não provenientes do trato urinário, mas sim do fluxo menstrual, por isso o ideal é realizar o exame fora desse período. Caso tenha urgência na realização recomenda-se a adoção de cuidados especiais na limpeza do local na hora da coleta para evitar que o algum resíduo de fluxo se misture à urina colhida.

Esforço físico altera os resultados de vários exames pois, nesse caso, o paciente está fora das condições basais, que devem ser observadas. Alguns exames que são alterados, por exemplo, são: glicemia, creatinofosfoquinase e o fator VIII de coagulação.

Sim, em especial, o doseamento de triglicérides e colesterol. Recomenda-se não consumir nenhum tipo de bebida alcoólica nos três dias que antecedem a realização dos exames pois uma única dose pode alterar os resultados.

Em alguns exames sim, principalmente glicose, colesterol e triglicérides, em outros, como um hemograma, não influencia. Por isso a importância de se fazer o jejum quando necessário. O médico solicitante e o laboratório podem dar orientação, ou você pode ir colher o sangue em jejum de 12h. É importante que nos dias que antecedem o exame você não mude seus hábitos alimentares para que seus exames representem a realidade do seu organismo.

Não, mas deve ser tomada com moderação, pois o excesso pode influenciar nos resultados de exames de urina.

Não, e nem precisa ser a primeira evacuação do dia, isso é importante para a urina, não para as fezes. Pode inclusive ser colhido no dia anterior. Detalhe: para a comodidade do cliente é melhor o material ser colhido em casa, num frasco apropriado fornecido pelo laboratório.

Depende do exame, se for um EAS por exemplo não há necessidade, se for uma cultura de urina é desejável que seja a primeira urina da manhã descartando o primeiro jato. O médico solicitante e o laboratório podem dar orientação. É importante ressaltar que a urina seja colhida em frasco apropriado fornecido gratuitamente pelo laboratório, especialmente se o exame for uma cultura.

Na maioria não, em alguns casos como os exames de cortisol, ferro e hormônio adrenocorticotrófico, devem ser realizados pela manhã, pois a concentração dessas substâncias no organismo varia de acordo com a hora do dia.

Não, desde que se adote dois cuidados para não misturar esses medicamentos à urina: assepsia na hora do exame e uso de tampão vaginal.

Para a grande maioria dos exames não há nenhum tipo de restrição. Para realização do exame antígeno prostático específico (PSA) é recomendável não ter relações sexuais 2 dias antes da véspera da coleta de sangue. Para alguns exames como o hormônio prolactina, o paciente deverá estar descansado e não ter se submetido a exercícios físicos intensos nas horas anteriores à coleta da amostra.